Rio Negro elege hoje seu novo presidente

Thales Verçosa, futuro presidente do Galo

Hoje é dia de eleição no Atlético Rio Negro Clube. Thales Verçosa, único inscrito será aclamado presidente para o triênio 2013-16. Thales é o presidente da chapa que tem como vice o advogado e professor Helso do Carmo Ribeiro, e como segundo vice, o atual presidente, Eymar Gondim Pereira. Apesar da eleição acontecer hoje, a posse somente acontecerá em primeiro de abril, já que o mandato do atual presidente, futuro segundo vice, expira em 31 de março. A chapa será aclamada em meio a profundas desconfianças do torcedor, uma vez que no ano de 2012, Thales Verçosa, então presidente do conselho deliberativo estava à frente do futebol e redigiu um documento a ser encaminhado à FAF retirando o Galo do campeonato. O Rio Negro somente não abandonou o campeonato pois o atual presidente não concordou. Em recente declaração ao site do globo esporte, Eymar, atual presidente declarou que o time joga o campeonato 2013 (aqui). O fato é que muitas dúvidas pairam no ar. Eymar diz que o time joga, e tem credibilidade para isso, afinal em sua gestão o Rio Negro jamais deixou de jogar um estadual. O pavor da torcida está em primeiro de abril, data altamente irônica pra uma posse. O Rio Negro não abandonou o campeonato amazonense 2012 por dois fatores. Primeiro por que o presidente não concordou com a retirada do time. Segundo por que abnegados apaixonados pelo Galo entraram em cena. Se em primeiro de Abril, o time estiver em campo, fazendo uma campanha razoável e com as contas equilibradas, não haverá motivo para retirar o time do campeonato. Mas e se não estiver? 
Thales Verçosa vai ser eleito, por ter sido o candidato mais diligente. Justiça seja feita, está na fila há anos e se articulou pra garantir as condições de sua aclamação. Porém, Thales será eleito por ter se articulado, não por ter apresentado um plano administrativo pro Galo. Essa é a principal questão no ar. Qual o projeto de Thales Verçosa? Em reunião no último sábado, membros da TO Mancha Negra deliberaram por sugerir ao presidente que assuma determinados compromissos. Não haverão ataques, Thales não vai assumir a presidência encontrando oposição por pura oposição. Porém os torcedores entenderm que é fundamental que uma plataforma seja apresentada, e definiram pontos que serão apresentados à chapa a ser aclamada, são esses:

* Garantia de não abandonar o campeonato durante a gestão
* Garantia de investir nas categorias de base durante toda a gestão
* Abrir as contas do Rio Negro em seis meses
* Apresentar em seis meses um plano de administração do clube para sua gestão
* Estreitar o relacionamento com a torcida
* Efetivação do sócio torcedor.
* Lançamento de novos títulos de sócio proprietário

Essa carta de compromissos será apresentada ainda nesta semana ao presidente aclamado. Não há como desejar má sorte ao futuro presidente. Desejar mal à sua gestão seria desejar mal ao Rio Negro. O site rionegro.net.br deseja que o próximo presidente saiba encontrar caminhos, agregar parceiros, corrigir erros, e apresentar soluções aos problemas do Rio Negro, que sabemos, são muitos. Dívidas trabalhistas, dívidas fiscais, dívidas com fornecedores, são apenas alguns dos problemas que o próximo presidente terá que enfrentar. O principal problema da gestão que se encerra, foi a desagregação. Fica então o primeiro mote sugerido pro próximo presidente: Para dentro do Rio Negro, traga os Rionegrinos.

Boa sorte, presidente.